Sobre Paulo Alcântara

Cineasta, artista audiovisual e professor universitário (UFBA), nascido em Salvador, Bahia, em 1975, se graduou em Comunicação Social pela UCSal.

Em 2000 ganhou o prêmio Mercociudades de fotografia na Argentina, filmou seu primeiro curta-metragem em 16mm, Lotação (Premiado em 2005 como melhor direção pela Escola Internacional de Cinema de Cuba) e recebeu uma bolsa da CAPES/APARTES (Ministério da Educação) para estudar fotografia cinematográfica em Madri (Espanha).

De volta ao Brasil desenvolveu trabalhos em filme, video, fotografia e design e partiu para Genebra (Suiça) onde fez uma pós-graduação bilingüe (Inglês/Francês) na École des Beaux-arts de Genève e participou como artista em exposições coletivas, seminários e colóquios. Participou também dos coletivos de artistas WEB meate e meetopia (www.meetopia.net).

Em 2005 seu primeiro longa-metragem Estranhos é premiado pela Petrobrás Cultural, possibilitando assim a realização de um importante projeto da sua carreira, filmado em 2007 e exibido pela primeira vez em 2009.

Na sua obra existem diferentes interesses dentre os quais as relações humanas, temáticas sociais, novas tecnologias e a documentação do cotidiano. Possui uma grande experiência internacional e de linguas (fluente em português, francês, espanhol e inglês além de um bom conhecimento em alemão) o que lhe permite cruzar fronteiras sempre levando consigo suas raízes culturais brasileiras.

Além de atuar como diretor de longa, curta e institucionais para organizações e empresas internacionais, trabalhou como assistente de diretores e fotografos na Espanha, Suiça, Marrocos, França e no Brasil em campanhas publicitárias para Pumpers, Jonhson&Jonhson, Nestlé, entre outros produtos audiovisuais. Foi ainda Diretor de Produção no longa metragem Jardim das Folhas Sagradas (Pola Ribeiro), Produtor do premiado curta Cega Seca (Sofia Federico), Assistente de direção do curta Xisto Bahia (Joel de Almeida), entre outras funções e filmes.

Amante de viagens e de aventura, participou da expedição off-road Salvador-Ilha do Bananal e da primeira etapa da expedição do Veleiro Escola Fraternidade ao redor do mundo (Etapa Salvador-Polinésia Francesa-Tahiti), na qual ficou 5 meses embarcado produzindo imagens de lugares como Caribe, Galápagos, Ilhas Marquesas, Touamotus e Tahiti.



LINKS :

Blog :
Canal Youtube