quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Em Irecê

Ainda me recuperando da viagem de volta de Genebra, recebi uma proposta para ir fazer um institucional em Irecê, no sertão baiano. Aceitei.

Lá vou eu rumo a cidade junto com Marivaldo (assistente) e Carneirinho (Agronomo e Técnico do EBDA, que estava nos conduzindo). No caminho fomos conversando bastante e criamos um bom entrosamento.

Ao chegar na cidade, logo de cara encontro o ator Psit Mota, que me comunica que estão apresentando a peça Deus Danado no teatro da Escola Modelo Luis Eduardo Magalhães. Eram 18:30 e a peça começava às 20:00. Fomos deixar as coisas no hotel e voltamos para assistir a peça.

Foi uma grande oportunidade, pois a peça é muito bonita. A direção de Alda Valeria está muito bem cuidada (Alda fez o trabalho de preparação dos atores de ESTRANHOS juntamente comigo e com Paola Andrade). Os atores Bira Freitas e Psit Mota estão arrasadores. A cenografia é muito bonita. Enfim, uma peça muito boa, feita com muito cuidado e sensibilidade que vale a pena conferir. Muito boa essa iniciativa de levar o teatro ao interior. As pessoas compareceram e adoraram. O cinema deveria seguir esse exemplo. Existe uma grande demanda por produtos culturais no interior da nossa Bahia.

Para mim foi uma oportunidade de levar Marivaldo e Carneirinho, que não frenquentam teatro, para assistir uma peça. Eles adoraram a experiência. Foi também uma oportunidade de rever toda a equipe da peça. O fato de estarmos em outra cidade intensifica o encontro.

A diretora Flávia nos levou a todos para comer a minha carne predileta: Bode assado. Conversamos, bebemos e comemos até altas horas.

No dia seguinte começamos cedo com o trabalho. Fomos à campo para entrevistar pessoas e produzir images. O sol rachando o juízo dava uma canceira no espinhaço... Cruzamos estradas de barro buscando pequenas propriedades rurais, vilarejos e pequenas localidades.

Existe uma certa violência na região. Os roubos nas estradas são muito comuns. Em uma desses pequenos acessos, encontramos um caminhão de gás na nossa frente que tinha acabado de ser assaltado. Os ladrões utilizam motos e abordam os carros com armas em punho.

 noite era véspera de meu aniversário. Estava cançado, mas não podia perder a oportunidade de conhecer a noite irecêsence. Fomos de bar em bar até altas horas da manhã, quando Carneirinho já estava à postos para nos conduzir de volta à Salvador. A noite é bastante animada. A passarela do Alcool lembra o Rio Vermelho (em Salvador). Tem também outros bares em outras localidades. Estar com alguém do local é a grande diferênça para conhecer melhor o lugar.

Na volta, dormi durante a viagem. Chegamos em Salvador. Uma sensação boa.

Na chegada, os muitos projetos em curso já me esperavam para continuar a produção...

Em breve boas notícias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário